Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, novembro 09, 2010

Pela primeira vez, Bola de Ouro da Fifa premiará melhor treinador do futebol feminino

São dez os candidatos em disputa; colegas de função, capitães de seleções e jornalistas votam

Equipe Universidade do Futebol

Prêmio Bola de Ouro (Ballon d'Or) ao melhor jogador do anoO futebol feminino estará mais uma vez em evidência no prêmio Bola de Ouro da Fifa, cerimônia de fala que será realizada no próximo dia 10 de janeiro. Desta vez, porém, o evento irá congratular uma categoria até então esquecida pela entidade e pelo público geral: os treinadores.

Os profissionais que atuam com equipes femininas serão homenageados. Aquele ou aquela que for mais votado(a) pelos colegas, capitães de seleções e jornalistas leva o prêmio de Técnico do Ano da Fifa no Futebol Feminino.

Em seu site oficial, a entidade que rege a modalidade elencou informações sobre os dez candidatos em disputa. O primeiro citado é Bruno Bini, da seleção da França. Com 56 anos, ele foi jogador profissional e está no cargo desde 2007, tendo tido sucesso com as seleções de base dos Bleus.

Choi In-Cheul, da seleção sub-20 da Coreia do Sul, é o segundo indicado. Sob o comando dele, as sul-coreanas venceram o seu primeiro título mundial da categoria sub-17 e chegaram à terceira colocação no sub-20.

Também comandante de uma seleção sub-20 – no caso, a da Alemanha –, Maren Meinert é outro concorrente. Como meio-campista da seleção germânica, ela participou da conquista da Copa do Mundo Feminina da Fifa em 2003. Em 2010, já como técnica, liderou uma campanha irretocável no Mundial Sub-20, ficando com a taça depois de vencer as seis partidas disputadas.

Albertin Montoya foi campeão da liga feminina dos Estados Unidos com o FC Gold Pride, equipe em que atua a estrela brasileira Marta – ele foi atleta do San Jose Clash, por quem se destacou na Major League Soccer.

A treinadora Silvia Neid, da seleção principal da Alemanha, deu sequência ao ótimo trabalho que resultou na conquista da Eurocopa no ano passado. Na Algarve Cup deste ano, seu grupo chegou à final com uma campanha impecáve: 19 gols marcados e nenhum sofrido, antes da queda para as americanas.

Outra representante no mundo das mulheres é Hope Powell, da seleção da Inglaterra. Ex-jogadora, transformou o English Team em uma equipe capaz de acompanhar as melhores do mundo. Powell já atua na área há 12 anos e tem em seu currículo uma final de Eurocopa.

Participante da evolução da seleção japonesa, Norio Sasaki também foi mencionado para o prêmio. Nesta temporada, o treinador faturou o título do Campeonato de Futebol do Leste Asiático em fevereiro e garantiu a vaga da equipe para a próxima Copa do Mundo Feminina.

Outro treinador alemão de nascimento, Bernd Schröder, figura na lista. O ex-goleiro, hoje com 68 anos, elevou o Turbine Potsdam à condição de melhor equipe feminina da Europa, conquistando o Campeonato Alemão e a Liga dos Campeões da Uefa da categoria.

Fechando a lista aparecem a sueca Pia Sundhage, da seleção dos Estados Unidos, e Beatrice von Siebenthal, da Suíça. A primeira, ex-técnica do time nacional do seu país, levou as norte-americanas à conquista da Algarve Cup e, depois disso, a uma vitória de 4 a 0 sobre a Alemanha, a pior derrota das atuais campeãs do mundo em 16 anos.

Já Siebenthal carrega como feito o comando da Suíça à fase de mata-mata das eliminatórias para a Copa do Mundo Feminina pela primeira vez. É verdade que não traduziu o esforço em conquista de vaga à competição que será disputada na Alemanha em 2011, mas valeu o apontamento nessa eleição inédita.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima