Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, novembro 04, 2010

Seminário debate impactos de megaeventos esportivos

Nacional

Entre os palestrantes convidados estão pesquisadores de universidades de países que já sediaram megaeventos esportivos, além de integrantes da sociedade civil das cidades-sede da Copa de 2014

Da redação

Nos dias 8 e 9 de novembro, será realizado em São Paulo o seminário "Impactos Urbanos e Violações de Direitos Humanos nos Megaeventos Esportivos". As atividades acontecerão no Auditório Pinheiro Neto da Faculdade de Direito da USP, no Largo São Francisco, nº 95, centro de São Paulo, a partir das 10h.

Entre os palestrantes convidados estão pesquisadores de universidades de países que já sediaram megaeventos esportivos, como África da Sul e Grécia, além de integrantes da sociedade civil das cidades-sede da Copa de 2014, que será realizada no Brasil.

A realização do seminário faz parte de um trabalho que a Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada iniciou há quase dois anos, com a produção do relatório sobre megaeventos esportivos e direito à moradia, que foi apresentado à ONU em março deste ano.

As oficinas contarão com representantes das cidades-sede e das instituições locais envolvidas com as ações de monitoramento dos impactos dos megaeventos no direito à moradia em tais cidades.

O seminário é realizado pela Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada, juntamente com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e o Núcleo de Direito à Cidade do Departamento Jurídico XI de Agosto.

As inscrições devem ser feitas através do site http://www.inscricaomegaeventos.tk.

Programação:

08 de novembro

10h - Mesa 1: Experiências nacionais e internacionais referentes aos impactos de grandes eventos esportivos

Stavros Stavridis – Experiência dos Jogos Olímpicos de Atenas (National University of Athens)

Alan Mabin – A Copa do Mundo na África do Sul (University of the Witwatersrand)

Guilherme Marques – Experiência do Pan Americano no Rio de Janeiro (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional)

Exibição de vídeo: A experiência em Nova Delhi dos Commonwealth Games 2010

12h30 Almoço

14h - Oficina 1: Diálogo sobre contexto das cidades-sede brasileiras

Representantes de cidades sede da Copa 2014 e Olimpíadas 2016: Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

19h - Mesa 2: Desafios da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 no Brasil

John Horne – Megaeventos Esportivos e Globalização (University of Central Lancashire)

Carlos Vainer – ETTERN/IPPUR

Raquel Rolnik – Megaeventos e Direito à Moradia (FAU-USP/Relatoria da ONU para o Direito à Moradia Adequada)

Inalva Brito - Moradora da Vila Autódromo

 

09 de novembro

10h - Oficina 2: Apresentação da Plataforma de Monitoramento e Encaminhamentos do Encontro

Responsáveis: Equipe da Relatoria Especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada

 

Para mais informações: seminariomegaeventos@direitoamoradia.org

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima