Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, novembro 15, 2010

Treinador da seleção francesa condena processo de ‘formação de craques’ em seu país

Para Blanc, França não tem grandes jogadores atualmente e jovens estão realizando planejamento de carreira incorreto

Equipe Universidade do Futebol

“No momento, não temos nenhum grande jogador na nossa seleção”. A avaliação crítica de Laurent Blanc, treinador da seleção francesa de futebol, revela as dificuldades pelas quais o país passa no processo de formação de novos atletas. Mais do que isso, também, na consolidação dos talentos promissores.

“Há jogadores que estão atuando em clubes de ponta, que talvez estejam no processo de se tornar um craque. Temos que ajudá-los a desabrochar”, acrescentou Blanc, em entrevista à Associated Press.

Na avaliação do ex-zagueiro, campeão mundial com os Bleus em 1998, caso o grupo principal contasse com três ou quatro jogadores atuando bem em grandes clubes da Europa, essa situação condicionaria em uma sólida plataforma e em uma forte identidade na maneira francesa de jogar. “Mas estamos longe disso”, admitiu.

Blanc não vê sentido um jovem compatriota chamar a atenção de um clube de ponta do continente, sem que o mesmo sequer seja ainda titular do time principal do clube o qual o formou. O comandante da França sai em defesa que o atleta se destaque primeiramente na França para não correr o risco de ser subutilizado no exterior.

“Nessa idade, é mais importante melhorar, jogar e aprender do que ir para um dos cinco clubes do Campeonato Inglês. O jogador treinará uma ou duas vezes por semana com os titulares, mas nunca entrará em campo. Qual é a vantagem disso?”, questionou Blanc.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima