Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, novembro 13, 2010

Corinthians segue modelo europeu de atendimento ao público

Clube é o primeiro no Brasil a promover a participação dos Stewards nas partidas

Equipe Universidade do Futebol

Elemento certo nos principais estádios europeus, os Stewards já dão o primeiro passo para entrar na cultura futebolística brasileira. Trata-se de uma iniciativa do Corinthians, em parceria com a ProFootball, empresa de consultoria em gestão esportiva, que promoverá o primeiro processo de formação destes profissionais em território brasileiro.

"O Steward é um tipo de profissional muito comum nos estádios de outros países, principalmente na Europa. A figura do Steward pressupõe um profissional que lide diretamente com o público do espetáculo, atuando em duas frentes básicas de trabalho: segurança e atendimento ao público. O objetivo é que o Steward sempre aja de uma forma pró-ativa, diplomática e educada; estando sempre atento aos acontecimentos durante o evento", revelou Felipe Drago, um dos sócios da ProFootball.

Será aplicada uma metodologia de treinamento semelhante a já aplicada com sucesso no estádio do Chelsea FC, no estádio de Wembley e no programa de treinamento de voluntários para os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Contudo, o processo, ministrado pela ProFootball e Akona, levará em consideração a atuação dos Steward em conjunto com a polícia militar, já que no Velho Continente eles são os únicos responsáveis pela segurança.

O clube alvinegro iniciará o treinamento dos profissionais já no próximo dia 15, nas instalações do Parque São Jorge. Segundo Felipe Drago, esta será uma ótima oportunidade para elevar os níveis de serviço em partidas aqui no Brasil.

“Se considerarmos o fato que nos próximos seis anos teremos dois eventos de grande magnitude no Brasil (Copa do Mundo e Olimpíadas), concluímos logicamente que precisaremos estar prontos para não apenas mostrar grandes estádios, mas também ótimos níveis de serviço para torcedores que virão de todas as partes do mundo”, explicou, completando. “No entanto, esse caminho tende a ser muito favorável para clubes, federações e todos os envolvidos no espetáculo futebol, principalmente pelo fato de os Stewards elevarem os níveis de serviço dentro do estádio, e consequentemente aumentarem o valor do espetáculo. Com isso, mais torcedores comparecem aos jogos e mais renda os clubes arrecadam. Sem falar ainda no legado deixado, preparando profissionais com melhor formação e com mais possibilidades de renda".

A ProFootball, representante da Akona no Brasil, já vislumbra um atendimento mais abrangente no território brasileiro, promovendo o atendimento não apenas a clubes de futebol, mas a federações, complexos esportivos, empresas de segurança e mão-de-obra, e também profissionais autônomos.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima