Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quinta-feira, novembro 04, 2010

Contra risco de rebaixamento, Ceará se defende bem e apresenta ‘fórmula’ a nordestinos

De acordo com dados do Datafolha, equipe representante da região é a líder em finalizações sofridas por jogo – apenas 10,2, em média

Equipe Universidade do Futebol

Rubens Cavallari/Folhapress

O trunfo do Ceará na primeira divisão do Campeonato Brasileiro passa pela força de seu sistema defensivo. E a argumentação que está sustentada em números pode servir como base para outros clubes da região Nordeste, que não têm conquistado resultados expressivos na elite nacional, disputada no sistema de pontos corridos desde 2003.

A agremiação de Fortaleza, logo na primeira vez que disputa o Nacional sob as atuais regras – estava na Série B desde 1994 - tem hoje a melhor defesa da edição 2010, sendo o único time com média de gols sofridos inferior a um por jogo (0,97). Os dados são do Datafolha, em reportagem publicada no jornal Folha de S. Paulo.

Em números, a solidez da defesa alvinegra fica muito clara. Comandado por Paulo César Gusmão, Mário Sérgio, e agora por Dimas Filgueiras, o Ceará é quem mais bem protege seu gol. De acordo com o instituto de pesquisa, o time sofre em média 10,2 finalizações por jogo, marca quase 30% abaixo da média do campeonato.

Comparando a campanha cearense com a de outros clubes nordestinos nos pontos corridos, por exemplo, o quadro do desempenho defensivo se mostra excepcional. De 2003 até agora, fora o Ceará de 2010, a média de gols sofridos dos clubes da região é de 1,60 por jogo, ou 60% a mais do que marca obtida pelo time que terminou a segunda divisão na temporada passada em terceiro lugar.

Após lutar pela ponta da tabela de classificação antes da parada para a Copa do Mundo de 2010, o Ceará sofreu com as trocas em sua comissão técnica, mas alcançou novamente uma regularidade. Se não cair para o Flamengo nesta quarta, em casa, iguala a melhor marca pessoal, quando ficou oito jogos sem derrotas.

Hoje, o time é o 11º lugar. Melhor que isso, em se tratando de rivais nordestinos, apenas o Vitória, que foi décimo em 2008. A possibilidade de rebaixamento praticamente foi descartada, o que já é uma vitória para os padrões desses representantes – oito clubes da região, alguns mais de uma vez, já caíram na era dos pontos corridos.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima