Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sábado, dezembro 05, 2009

Adidas apresenta bola da Copa-2010 e estudo sobre a influência da altitude na sua velocidade

Segundo a fabricante oficial do artefato, ele pode sofrer até 5% de influência em sua velocidade devido à altitude durante o torneio de seleções

Equipe Universidade do Futebol

Na última sexta-feira, poucas horas antes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, a Adidas apresentou a Jabulani, a bola oficial que será utilizada no torneio de seleções.

A cerimônia de apresentação do artefato contou com a participação do ex-jogador alemão Franz Beckenbauer e do inglês David Beckham, quem teceu elogios a bola. "Ela anda muito bem e é muito precisa. A Jabulani é uma bola incrível”, afirmou o inglês.
De acordo com o projeto da Adidas, a bola que será utilizada na Copa de 2010, a primeira na África, tenta representar a variedade cultural da África do Sul e o colorido do continente africano. São 11 cores distintas, cada

uma para uma das províncias do país-sede.

Para Joseph Blatter, presidente da Fifa, que também esteve presente à apresentação da Jabulani, ela é o ponto mais importante de uma Copa do Mundo. "O jogo não é nada sem ela, e apenas uma bola pode levar uma mensagem de esperança e mudança ao mundo. É um símbolo", disse o dirigente.

No entanto, apesar das comemorações, um estudo realizado pela própria Adidas concluiu que a bola oficial da Copa da África do Sul pode sofrer até 5% de influência em sua velocidade devido à altitude durante a competição.


A pesquisa analisou uma cobrança de falta de 20 metros de distância e concluiu que a bola cruzaria a linha do gol com velocidade média de 126 km/h no Soccer City, em Johannesburgo, com 1.694 metros acima do nível do mar.

O mesmo teste, realizado no Moses Mabhida, em Durban, praticamente ao nível do mar,

mostrou que o chute se transformaria em gol com 120 km/h de média.
Johannesburgo, que receberá a final da Copa-2010, é a cidade com a maior altitude do torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima