Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, dezembro 15, 2009

Os números do Brasileirão-09
Um dado só transforma-se em informação depois de alguém interpretá-lo

Eduardo Fantato

Olá, pessoal!

Hoje, aproveito e divulgo alguns números do Campeonato Brasileiro de 2009, ansioso para que possamos debater, no decorrer da semana, algumas dessas informações. Lembrando que o dado só transforma-se em informação depois de alguém interpretá-lo.

As tabelas são baseadas nos dados da ScoutOnline, apresentados aqui apenas em sua dimensão numérica. Os dados referem-se à série A do Brasileião-09, e estão apresentados em média.











Importante extrapolarmos o discurso comum de que números simplesmente não trazem informações. Mas sim, que possamos, a partir deles, criarmos mecanismos de especulação. Na próxima semana, definiremos o que é esse tal mecanismo. E ai, qual a sua interpretação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima