Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, dezembro 23, 2009

dcsc.gif (1×1)

Erich Beting

A vez das mulheres

O futebol feminino do Brasil parece que começou a encontrar seu espaço dentro da grade esportiva nacional. Domingo sem futebol dos homens, oportunidade rara para lotar um estádio do Pacaembu na esteira do feriadão de Natal que se aproxima. Foram quase 40 mil torcedores na ensolarada tarde de domingo paulistana, mais um bom tanto de audiência pela telinha.

É um alento para o futebol feminino. Sim, o torneio não valia nada, não trouxe novos patrocinadores para as meninas e muito menos assegura a existência de uma liga nacional decente para a modalidade no país. Mas é uma excelente forma de fazer com que o esporte fique mais próximo do dia-a-dia das pessoas.

Se fizermos um balanção do ano, pode-se dizer que o futebol feminino ganhou bastante espaço na temporada, sendo uma das modalidades que mais progrediu neste 2009 meio que abalado pela crise.

Primeiro, com a Copa Santander Libertadores para elas. Para melhorar a situação em solo tupiniquim, a vitória mais do que anunciada do time do Santos atraiu a mídia para o esporte. E, agora, com o desafio internacional, idealizado e organizado pela prefeitura de São Paulo, a mídia e o público voltaram a dar bola para as meninas.

É o começo de um processo. E, nesse caso, vale a ressalva do que foi a disputa deste domingo entre Brasil e México.

Um evento que não contou com participação da CBF na sua organização, e que não teve transmissão da Globo na TV. Os outros esportes poderiam se espelhar no exemplo do futebol feminino para que repensassem se vale mesmo a pena ficar nas mesmas amarras de sempre e reclamar da falta de apoio da mídia para seu desenvolvimento...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima