Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, dezembro 16, 2009

Até quando?
O Campeonato Brasileiro de 2010 foi emocionante. Certamente foi o melhor de todo o período de pontos corridos. Entretanto, foi ele de grande qualidade técnica?
Homero Bellini Junior

Vamos para 2010 com as esperanças renovadas de que possam ser alteradas as condições financeiras de nossos clubes.

Entramos no novo ano pensando ser possível que, finalmente, consigamos ficar com nossos craques por mais de um ano atuando no país.

Faz anos que essas esperanças vêm e vão, escoando com os sonhos de todos os torcedores.

O Campeonato Brasileiro de 2010 foi emocionante. Certamente foi o melhor de todo o período de pontos corridos.

Entretanto, foi ele de grande qualidade técnica? Para mim, certamente não!
Quem foram os destaques? Petkovic, com 37 anos. Adriano, Ronaldo e Fred, todos repatriados de futebol europeu, para o qual já pareciam não servir mais. Diego Souza foi brilhante, mas também retornou, há mais de dois anos, de uma frustrada passagem pela Europa, para onde não mais voltou.

Por que Petkovic foi um grande destaque? Simplesmente porque tem uma técnica diferenciada, muito acima da média dos jogadores que por aqui atuam. Antigamente se dizia que a primeira divisão do Brasil jogava na Europa e, aqui, ficávamos com a segunda divisão de jogadores.

Atualmente, essa frase mudou! Já se disse, durante esse ano, que a primeira divisão joga na Europa, a segunda joga na Ásia e, para nós, restou a terceira divisão. Será isso um exagero?

A cada ano vemos atletas surgindo, sempre com grande potencial, mostrando a capacidade impressionante que tem esse país de formar novos e grandes craques.

Entretanto, pela penúria financeira de nossos clubes, esses jogadores surgem e, muitas vezes em menos de seis meses, às vezes antes dos 20 anos, acabam por ir embora para um dos destinos acima mencionados, sendo, após algumas temporadas, revendidos por um valor muitas vezes maior do que aquilo que foi pago à agremiação de origem.

Será que poderemos manter a esperança, ou 2010 apenas será a repetição do que temos visto e vivido?

Lamento dizer que nossa esperança, mais uma vez, se perderá, mas, é claro, voltará para 2011. Afinal, somos brasileiros e é nosso destino lutar e acreditar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima