Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

segunda-feira, dezembro 13, 2010

Aspectos cognitivos inerentes à prática esportiva

Treinamentos que são essenciais para a evolução cognitiva dos atletas

Júlio César Nunes*

Todas as atividades esportivas envolvem de alguma forma o processo cognitivo, pois as equipes estão sempre se especializando e procurando o melhor, os melhores atletas no aspecto físico e intelectual, atletas cujo poder de decisão esteja mais apurado e desenvolvido.

Na maioria dos esportes coletivos, que são habilidades abertas, a tomada de decisão está presente, tendo o atleta que decidir o que fazer em pouco tempo. Isso abrange tempo-espaço-situação. O atleta precisa montar suas estratégias, pois encontra situações diferentes que precisam de decisões rápidas. Isso exige sensação, percepção, memória, concentração, habilidade intelectual e resolução de problemas.

A maioria das equipes, em seus treinamentos, utilizam métodos que fazem com que seus atletas desenvolvam sua parte cognitiva. No futebol, por exemplo, um método muito utilizado pelos técnicos é o treinamento em campo reduzido. O espaço reduzido faz com que o atleta tenha que tomar a decisão de modo rápido e ser mais criativo. Como o futebol está cada vez mais competitivo e muito igual, devido ao grande desenvolvimento da parte física nos últimos anos, esse tipo de treinamento propicia ao jogador uma dinâmica que ele encontrará na partida propriamente dita.

Contudo, existem muitas pesquisas sobre a tomada de decisão, mas é um assunto muito interessante e essencial para atletas, professores, técnicos ou profissionais da área da Educação Física. Cada vez mais as equipes se especializam em procura de um melhor rendimento, e os atletas são muito exigidos, não só fisicamente, mas intelectualmente também, com estratégias e táticas inovadoras impostas por técnicos inteligentes que estão surgindo no mercado.

Isso implica em o atleta evoluir, sendo cada vez mais dinâmico, inteligente e pronto para resolver situações novas durante uma partida. A tomada de decisão sempre estará presente em uma habilidade aberta, por isso a importância dos fatores como percepção, memória, atenção, inteligência, conhecimento, pensamento, nível de experiência.

Devem-se inserir treinamentos que exijam dos nossos atletas o pensar, o resolver, pois apenas a repetição não força o atleta a criar, a desenvolver e resolver problemas: fazendo isso estaremos formando atletas diferenciados.

*Formando do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade de Caxias do Sul e Técnico de futebol.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima