Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

sexta-feira, dezembro 17, 2010

O futebol precisa de transparência e estímulo para tornar-se viável

10 medidas para clarificar as finanças do futebol e fomentar a competição

Futebol Finance

 

Os problemas financeiros dos clubes de futebol tem sido alvo de preocupação nos últimos anos, um pouco por todo o mundo. Este facto está directamente aliado à perda de competitividade de várias ligas de futebol, onde as diferenças entre os grandes e pequenos clubes têm vindo a aumentar.

São inúmeros os pontos de discussão e as várias reuniões já realizadas pelos maiores organismos do jogo, no sentido de clarificar as finanças do futebol e aumentar a sua competitividade. De todas as medidas comentadas, aqui fica as que consideramos as 10 mais importantes para clarificar as finanças do futebol e fomentar a competição.

1. As federações de futebol de cada país, devem ter o papel principal de regulador das actividades administrativas, económicas e financeiras de todos os clubes.

2. O sistema de licenciamento de cada federação de futebol deverá incluir para além dos regulamentos financeiros, medidas que protejam e motivem os adeptos a irem aos estádios, bem como regulamentos que incentivem a prática do futebol nas camadas jovens.

3. Todos os clubes devem entregar à sua federação de futebol um relatório anual e contas, fazendo referência aos itens mais preocupantes da sua gestão. Os clubes devem estar obrigados a apresentar publicamente os seus relatórios anuais e contas, bem como e orçamentos para o ano seguinte.

4. As federações de futebol de cada país devem cuidar que não sejam admitidos como profissionais ligados à industria do futebol, (gestores, administradores, directores, presidentes, agentes, proprietários, etc…), que estejam sobre investigação fiscal ou criminal, ou tenham anteriormente sido dados como culpados em processos do mesmo género.

5. Os presidentes, administradores e gestores dos clubes devem dizer qual a fonte do dinheiro que investem no clube, caso se verifique este facto.

6. Devem ser desenvolvidos contactos entre as federações, ligas, clubes e empresas envolvidas financeiramente nas competições de cada país, no sentido repartir as receitas provenientes do futebol de forma mais equitativa.

7. Devem ser criados/encontrados sistemas de financiamento que promovam o desenvolvimento das camadas jovens dos clubes.

8. As federações de futebol devem instituir regras para que os plantéis dos clubes sejam constituídos pelo menos por 50% de jogadores formados no país em que a liga decorre.

9. Deverá existir a proibição de contratar jogadores estrangeiros com menos de 18 anos de idade. Os estrangeiros contratados pelos clubes, devem ser internacionais em qualquer dos escalões das respectivas selecções nacionais.

10. As federações de futebol não devem permitir o empréstimo de jogadores a clubes do mesmo escalão do clube que detêm os direitos desportivos ou económicos do jogador.

Alguma federação, clube, ou dirigente não cumpre algum destes pontos? Deixe-nos o seu comentário, faça as suas sugestões.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima