Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

quarta-feira, dezembro 29, 2010

Ministro do Esporte, Orlando Silva, fala sobre trabalhos na próxima gestão do esporte

O ministro do Esporte, Orlando Silva, esteve ontem (28) no Rio para reunião com integrantes do Comitê Olímpico Internacional (COI). Mais uma vez explicou os visitantes o porquê do atraso na criação da Autoridade Pública Olímpica (APO). Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, ele falou sobre os desafios para a próxima gestão, destacando a proposta de criar, na próxima gestão, um programa que alie esporte e atividade física, com o Ministério da Saúde.

Leia a íntegra da entrevista:

Estado - Por que a APO (Autoridade Pública Olímpica) não sai do papel?
Orlando Silva - Ela depende de uma complexidade de normas. Estou convencido de que será consolidada no começo de 2011. A APO consta da MP502/2010, que tem eficácia até fevereiro. Se, numa eventualidade, não for aprovada - não acredito nisso -, a presidente Dilma Rousseff poderia reedita-la. A APO precisa da aprovação dos três níveis de governo. No plano federal, vai se concretizar. O Estado do Rio já a aprovou. E o prefeito Eduardo Paes me garantiu que vai trabalhar pela votação na Câmara de Vereadores antes do carnaval.

Estado - O Comitê Olímpico Internacional (COI) já se manifestou publicamente mais de uma vez sobre a demora da criação da APO. Como evitar novos constrangimentos na relação com o comitê?
OS - Falando a verdade, nós optamos por criar um consórcio inédito no País e dois dos três níveis de governo passaram por eleições recentemente. Isso teve um impacto na consolidação de projetos e iniciativas, como a da APO. Então, estamos dizendo ao COI a verdade, estabelecendo uma relação de confiança.

Estado -
Seu nome é cotado para exercer o cargo de Autoridade Pública Olímpica. Não seria conflitante para o ministro do Esporte o acúmulo de funções?
OS - O grau de qualificação e de capacitação das equipes técnicas que vão conduzir o trabalho da APO é mais importante do que falar ou debater sobre o nome de quem vai presidir o consórcio.

“O Estadão, nesta entrevista, trata o esporte como se fora apenas copa do mundo e olimpíada. Não se fala em empenho para dar cumprimento às deliberações da III Conferência Nacional do Esporte.”  --  (Benê Lima)

Estado - Qual a garantia de que haverá ocupação das instalações esportivas dos Jogos a partir de 2016?
OS - A primeira coisa a fazer é produzir instalações provisórias quando não houver necessidade de obras permanentes. Depois, reduzir a capacidade de público onde for possível.
Estado - Quanto custará ao governo federal a Copa de 2014 e os Jogos de 2016?
OS - Não existe um número final. Há temas, como segurança, que ainda não têm plano operacional definido. Sem isso, não há condição de chegar a uma conta. O que se sabe é que só para 2011 o governo vai investir R$ 1,5 bilhão para a Olimpíada.

Estado - Está otimista quanto à aprovação do estádio de Itaquera pela Fifa?
OS - Recebi notícias positivas do próprio Corinthians, dono do estádio, e do empreendedor do negócio. Estive dias atrás com o prefeito Gilberto Kassab e guardei uma frase dele que me tranquilizou. Ele disse: "Ministro, fique tranquilo que vamos resolver o assunto do estádio em São Paulo." Mais que isso. Ele me informou que tomou providências para que não apenas a abertura seja em São Paulo, mas que a cidade receba também o Congresso da Fifa, o que exige oferta de um centro de eventos. O prefeito está muito seguro e me passou confiança.

Estado - A lei que garante isenção fiscal para os gastos da Fifa com a Copa de 2014 gerou algum desconforto ao governo federal?
OS - O Brasil firmou compromisso com a Fifa de encaminhar essas isenções e, daqui a pouco, haverá uma nova lei para renúncia fiscal visando à realização da Olimpíada, acordo prévio com o COI. Essa redução da arrecadação não causa nenhum constrangimento, estava programada.

Estado - Quais as prioridades de políticas públicas do Ministério do Esporte a partir de 2011?
OS - Há vários desafios. Um deles é criar um programa que alie esporte e atividade física, com o Ministério da Saúde. Se a gente observar os indicadores, há redução de doenças no Brasil de todos os tipos, exceto das que têm como fator gerador a obesidade. Também pretendemos interagir cada vez mais esporte e escola e já há um piloto em curso em parceria com o Ministério da Educação.

Estado - Faz parte da agenda do Ministério do Esporte a discussão sobre a perpetuação de dirigentes nas entidades esportivas?
OS - Houve um tempo em que o Estado tutelava. Foi assim desde 1941, quando Getúlio Vargas normatizou pela primeira vez a atividade esportiva. Em 1988, a Constituição deu autonomia às entidades. Na minha opinião, elas devem ter uma dinâmica, quanto mais democráticas e participativas, melhor. Mas não cabe ao Estado intervir.

Estado - Logo depois de escolhido por Lula para ocupar o Esporte, em 2006, o senhor disse que a tradição brasileira preza a transição sem ruptura. Desde então, houve algum sinal de transição nas principais entidades esportivas do País?
OS - Há uma evolução muito positiva na gestão do esporte no Brasil. O desafio agora é reforçar a economia do futebol brasileiro, Há potencial para isso. Olhe o exemplo do Corinthians nesse período presidido por Andrés Sanchez. O crescimento das receitas do clube é fabuloso. Veja também o nível alcançado pelo São Paulo. Podemos crescer ainda mais diversificando as fontes de receita. Bilheteria dá muito pouco, licenciamento de produtos no Brasil é quase nada se comparado com o mercado europeu. Eu me interesso mais por esses temas, pelo mérito de programas, medidas, e iniciativas que fortaleçam a economia do futebol. Para mim, isso vale muito mais do que discutir se fulano, beltrano ou sicrano têm de ter um ou dois ou três mandatos.

Fonte: Portal Vermelho

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima