Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

domingo, dezembro 26, 2010

O Povo: Fortaleza, orgulho de ser vice

Orgulho de ser vice

 

Leão dos anos 1960 brilhou no cenário nacional e foi duas vezes vic-campeão brasileiro  (BANCO DE DADOS)Leão dos anos 1960 brilhou no cenário nacional e foi duas vezes vic-campeão brasileiro (BANCO DE DADOS)

 

Uma história sempre pode ser recontada. Quando ela é real, parece ser mais difícil criar um novo final. Mas no caso dos dois vices do Fortaleza, pela Taça Brasil, nos anos de 1960 e 1969, o tempo, aliado à mudança de pensamento fez com que o fato de já ser o segundo colocado de um antigo torneio, fizesse do Leão do Pici o único clube cearense a ser duas vice da primeira divisão nacional. Graças à decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que equiparou a Taça Brasil e o Torneio Roberto Gomes de Pedrosa ao Campeonato Brasileiro.

 

As duas conquistas serão relembradas agora no O POVO, há quatro dias de a torcida tricolor comemorar os 50 anos da final da Taça Brasil de 1960, quando o Fortaleza não resistiu ao poderio do Palmeiras. “O time deles era muito melhor. Já tínhamos feito uma campanha e tanto”, lembra Pedrinho Simões, à época goleiro do Leão.

Naquele ano, o Tricolor eliminou o ABC-RN, Moto Club-MA e o favorito Bahia - campeão do ano anterior. Depois, o Vovô entraria em campo para encarar o Santa Cruz. Nova vitória e vaga na final. O Palmeiras era o último adversário. O POVO chegou a noticiar: “O Fortaleza pode ser campeão do Brasil”. Mas foi impossível resistir a Julinho Botelho e companhia. Derrota por 3 a 1, em casa, e por 8 a 2, em São Paulo.

Em 1968, Fortaleza eliminou o Bahia e o Náutico. O título foi disputado com o Botafogo. O empate no PV até que deu esperança, mas os 4 a 0 no Rio de Janeiro encerraram as esperanças da primeira conquista nacional. Final das contas, Leão bivice brasileiro. “Nos anos 60, o Fortaleza montou boas equipes”, pontua Pedrinho.

 

AS CAMPANHAS


1960
Fortaleza 3x0 ABC

ABC 0x0 Fortaleza

Fortaleza 2x0 Moto Club

Moto Club 1x1 Fortaleza

Fortaleza 2x1 Bahia

Bahia 0x0 Fortaleza

Santa Cruz 2x2 Fortaleza

Fortaleza 2x1 Santa Cruz

Fortaleza 1x3 Palmeiras

Palmeiras 8x2 Fortaleza

 

1968

Bahia 1x0 Fortaleza

Fortaleza 1x0 Bahia

Fortaleza 2x1 Bahia

Fortaleza 2x1 Náutico

Náutico 2x1 Fortaleza

Fortaleza 1x0 Náutico

Fortaleza 2x2 Botafogo

Botafogo 4x0 Fortaleza

 

DESEMPENHO


1959 - O Ceará foi 7º colocado. Disputou a final do Chave Nordeste.

 

1960 - Primeiro vice-campeonato do Fortaleza. Perdeu para o Palmeiras na final duas vezes. A segunda foi uma goleada histórica de 8 a 2.

1961 - O Fortaleza ficou em 6º e não alcançou as semifinais da Taça Brasil.

1962 - O Ceará também terminou na 6ª posição, tendo chegado até as finais da Zona Norte.

1963 - O Ceará não foi bem. Amargou o 10º lugar, tendo parado na final da Chave Nordeste.

1964 - Neste ano, o Ceará fez sua melhor participação. Ficou em 3º, sendo eliminado na semifinal, pelo Flamengo.

1965 - O Fortaleza foi 5º. Mas fez campanha fraca. Já entrou nas quartas-de-final do torneio e foi parado pelo Náutico.

1966 - Outra campanha ruim do Fortaleza. O 10º lugar veio após ser eliminado pelo Vitória-BA, na final da Zona Norte.

1967 - O América-CE quebrou a hegemonia de Ceará e Fortaleza e disputou o torneio neste ano. Foi bem e terminou na 7ª posição. Foi eliminado pelo Náutico, na decisão da Zona Norte.

1968 - Segundo vice do Fortaleza. Dessa vez, o adversário na final foi o Botafogo-RJ. Um empate em casa e derrota fora.

 Roberto Leite
robertoleite@opovo.com.br

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima