Sinopse

"Neste espaço encontra-se reunida uma coletânea dos melhores textos, imagens e gráficos sobre o futebol, criteriosamente selecionados e com o objetivo de contribuir para a informação, pesquisa, conhecimento e divulgação deste esporte, considerando seu aspecto multidisciplinar. A escolha do conteúdo, bem como o aspecto de intertextualidade e/ou dialogismo - em suas diversas abordagens - que possa ser observado, são de responsabilidade do comentarista e analista esportivo Benê Lima."

terça-feira, dezembro 28, 2010

Presidente Vargas: modernidade e segurança a serviço do torcedor

Para fazer o download da apresentação em Powerpoint sobre as Obras do Presidente Vargas, clique aqui.


A reforma do estádio Presidente Vargas está a todo vapor desde o seu início, em 23 de dezembro de 2009. A obra não foi paralisada um dia sequer e o ritmo dos trabalhos só tem aumentado. Em janeiro, eram 45 operários; hoje, são quase 400 trabalhando em três turnos. Desde novembro, 80 operários trabalham até as 20h, em serviços de acabamento (alvenaria, reboco e revestimento). 

Dividida em duas etapas (Recuperação Estrutural e Reforço, e Modernização), a obra está, atualmente, em sua fase final, com 90% de conclusão das atividades. A demora da entrega do equipamento deve-se ao fato da complexidade do processo de recuperação e no reforço da estrutura do PV. As patologias encontradas no concreto da antiga estrutura do estádio foram exigindo outras análises e medidas a serem tomadas, além daquelas previamente pensadas.

Maquete da Reforma do Presidente Vargas
 
Quando se realizou o apicoamento dos pórticos (pilares e vigas) do PV, por exemplo, observou-se que o aço de alguns concretos já nem existia mais, podendo ceder a arquibancada das quais davam sustentação. Além disso, as vigas do setor 1, ao lado da Tribuna de Imprensa, estavam com esmagamento de concreto, a ponto de entrarem em colapso. Esses fatos novos constituíram a parte mais delicada e importante da reforma, pois estão diretamente ligados à segurança do torcedor no estádio. Ao todo, a fase de recuperação da antiga estrutura durou 10 meses, algo que não fora previsto quando a reforma teve início, em janeiro. Essa etapa já está concluída. 

A modernização do estádio, por sua vez, acontecia à medida que a recuperação de um setor era finalizada. No momento, esta etapa está chegando à sua fase final com a construção e a implantação de catracas eletrônicas que farão a identificação do torcedor, através de bancos de dados e imagens, e alambrado de vidro laminado e temperado, nos moldes do Estádio da Vila Belmiro, do Santos Futebol Clube; Estádio do Atlético Paranaense; e Arena do Barueri. O alambrado, no PV, se diferencia na maior espessura do vidro pela ausência de divisões que atrapalham a visão.

Com a reforma, o PV, terá sua capacidade ampliada para 20.050 lugares, atendendo aos padrões internacionais de segurança e conforto determinados pela FIFA. Isso garante que o estádio cearense possa receber jogos de competições nacionais organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, e ainda funcionar como centro de treinamento para as equipes que virão para Fortaleza participar da Copa do Mundo de 2014. 

SOCIEDADE FISCALIZA OBRAS 

Vereadores, membros da Federação Cearense de Futebol (FCF), do CREA-CE, da APCDEC (Associação dos Profissionais da Crônica Desportiva do Estado do Ceará), do Ministério Público foram algumas das organizações da Sociedade e do poder público que acompanharam de perto a reforma do estádio. A própria imprensa pode acompanhar o andamento da obra, etapa por etapa.

Um dos exemplos de participação e fiscalização da sociedade civil é a área destinada à imprensa, que contou com as sugestões e a fiscalização dos órgãos de classe. Acompanhando de perto a execução das obras, a APCDEC, por exemplo, conseguiu ampliar de 20 para 30 o número de bancadas destinadas à imprensa escrita.

Linha do Tempo: Estádio Presidente Vargas 

1912 – Aquisição do Campo do Prado pela Liga Metropolitana Cearense de Futebol, localizado atualmente no prédio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

1939 – Lançada a pedra fundamental do primeiro estádio de futebol da Capital. 

14 de setembro de 1941 – Inauguração oficial do Estádio Municipal de Fortaleza (futuro Presidente Vargas).

21 de setembro de 1941 – Realização da primeira partida no estádio, disputada entre as equipes do Ferroviário e Tramways/PE. O primeiro gol marcado no estádio, e que deu a vitória ao Ferroviário por 1 x 0, foi de autoria do jogador Chinês, aos 20 minutos da primeira etapa.

1952 – O estádio passa a se chamar Presidente Vargas.

1958 – Primeira reforma.

1963 - Segunda reforma: ampliação para 35 mil lugares.

1984 – No dia 07 de setembro de 1984, Fortaleza e Calouros do Ar realizam partida que marca a reabertura do PV, após sua terceira grande reforma.

07 de maio de 1989 – Na partida Ceará 1 x 1 Ferroviário, o PV registrou o maior público de sua história: 38.515 pagantes.

1997 - Quarta reforma: colocação dos assentos e redução da capacidade para 19.800 lugares.

Setembro de 2005 – Entre os meses de setembro e novembro de 2005, o Estádio Presidente Vargas ficou interditado para a realização de uma série de melhorias. Os degraus de acesso às arquibancadas foram substituídos por rampas. Houve também a reforma dos vestiários e banheiros, além da adequação do sistema de prevenção contra incêndios às normas do Corpo de Bombeiros.

Fevereiro de 2008 – A praça esportiva foi interditada preventivamente para a realização de testes de segurança estrutural.

Maio de 2008 – SER IV e Secel assinaram contrato com a Associação Técnico-Científica Engenheiro Paulo de Frontin (Astef), para a realização de testes na estrutura física do PV. Os testes foram concluídos em novembro de 2008.

22 de dezembro de 2009 - A prefeita Luizianne Lins assinou a ordem de serviço para a reforma do PV.

Esporte e lazer: direitos sociais

A criação da Secretaria de Esporte e Lazer de Fortaleza (Secel), em março de 2008, representou um avanço para as políticas públicas do setor.

A missão da Secel é formular e implantar Políticas Públicas de Esporte e Lazer, visando à melhoria da qualidade de vida da população, a efetivação do esporte e do lazer enquanto direitos sociais e a difusão de uma cultura corporal libertadora.

Tratando o esporte e o lazer como fator de desenvolvimento humano, a Prefeitura busca integrar a população em uma relação social justa e democrática. Para isso, desenvolve ações regulares que já fazem parte do cotidiano da população de Fortaleza.

ACADEMIA NA COMUNIDADE: Desde 2006, o programa oferece avaliação física, orientação nutricional e a prática regular de atividade física, através da realização de aulas de ginástica, jogos e recreação. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos participantes. As aulas acontecem diariamente em 26 núcleos espalhados por praças e espaços públicos de Fortaleza. A equipe de 34 profissionais, entre educadores físicos e nutricionistas, beneficia cerca de quatro mil pessoas por mês.

ESPORTE NA COMUNIDADE: Atuando desde 2005, o mais antigo programa de esporte e lazer em atividade na Capital oferece, a crianças e jovens, aulas de futebol, futsal, handebol, vôlei, basquete, ginástica, natação, hidroginástica, caratê, judô e capoeira. Ao todo, são 32 professores ministrando aulas em 34 núcleos, beneficiando cerca de três mil pessoas por mês.

ESPAÇO ORIENTAL: Criado em 2006, o programa oferece à população de todas as idades a prática do Tai Chi Chuan, uma arte marcial oriental milenar ligada ao Kung Fu. Ao todo, 13 núcleos, distribuídos em praças e áreas verdes da cidade, recebem mais de mil pessoas por mês. Além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, as aulas proporcionam espaços de socialização e a requalificação de espaços públicos.

PELC: Iniciado em 2009, o Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), feito em parceria com o Ministério do Esporte, trabalha com pólos de atividades esportivas, culturais e de lazer em bairros periféricos de Fortaleza. 

O programa atua em 10 núcleos, localizados em diversos bairros da capital. Ao total, são mais de 3,5 mil pessoas beneficiadas por mês. No projeto estão envolvidos 71 profissionais, entre professores de educação física, arte educadores, psicólogos e agentes comunitários de esporte e lazer.

SALÃO DO TABULEIRO: Em atividade desde 2006, o projeto proporciona momentos de lazer à população, ao mesmo tempo em que democratiza o aprendizado e a prática de jogos de mesa e de tabuleiro, como dama, xadrez, gamão, futebol de botão, sinuca e tênis de mesa. De atuação itinerante, o programa atende cerca de 400 pessoas por atividade.

ESPORTE ADAPTADO: Através de atividades físicas recreativas e de lazer, o Programa Esporte Adaptado vem ajudando a promover espaços de socialização e fortalecendo a autoestima e a autonomia das pessoas com deficiência. Hoje o programa funciona em quatro núcleos, atendendo uma média de 200 alunos. 

COPA 2014: Após uma força tarefa que envolveu os poderes municipal e estadual, Fortaleza foi escolhida uma das 12 subsedes da Copa de 2014. A FIFA, organizadora do evento, entendeu que a cidade tem potencial para contemplar os sete eixos estruturais definidos: estádios, saúde, transporte e trânsito, energia e telecomunicações, meio ambiente e saneamento básico, turismo, segurança pública. O PV estará à disposição das equipes para servir de campo de treinamento. A proposta foi entregue a comissão da FIFA para análise.

Fonte: Secel
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu comentário.
Em breve ele será moderado.
Benê Lima